Secretário e Técnicos de Cururupu participaram do 38º Seminário sobre a Educação de Sobral

Secretário e Técnicos de Cururupu participaram do 38º Seminário sobre a Educação de Sobral

O Secretário de Educação, Profº João Carlos Braga, a Coordenadora Pedagógica Geral de Educação, Profª Terezinha Braga e o Assessor Técnico Pedagógico de Programas e Projetos da Secretaria de Educação de Cururupu, Profº Weden Vaz, participaram de agenda Formativa para conhecer o exitoso modelo da Política Educacional de Sobral, cidade localizada no Estado do Ceará e que, ao longo dos anos, vem se mantendo no ranking de 1º lugar na educação no Brasil

O evento em Sobral aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril.

Ao vivenciar de perto a política educacional de Sobral, conhecer experiências exitosas que possibilitam o sucesso nos indicadores educacionais destacando Sobral no cenário nacional e mundial, o objetivo da formação é estabelecer parcerias educacionais para a aplicabilidade na rede municipal de educação de Cururupu, uma vez que é compromisso da atual administração trabalhar incansavelmente para a melhoria e elevação dos indicadores educacionais do município.

Estiveram presentes, 35 municípios brasileiros, dentre os quais, Cururupu por meio do Secretário Municipal de Educação e técnicos do órgão municipal. De forma gratuita, a participação do município de Cururupu foi possível por meio da parceria com a Srª Maiara Melo, palestrante do 38º Seminário de Educação de Sobral CE, integrante da empresa e editora Educa+Digital que contribui com projetos, serviços e produtos na cidade, fazendo com que o município se mantenha no ranking de 1° lugar na educação do Brasil.

Após conhecer o modelo da Política Educacional de Sobral, Ações e Metodologias de Desenvolvimento da Aprendizagem, Gestão Escolar Pedagógica, Programas, Projetos Educacionais através do Secretário de Educação, Herbert Lima e Maiara Melo, os representantes da educação cururupuense, estiveram na Casa de Avaliações Externas, Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional – ESFAPERGE.

Ainda em Sobral, visitaram Centros Educacionais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Integral na cidade do município. O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal.

“Para a gente é sempre uma honra receber todos vocês aqui . A intenção desse seminário é acolher gestores públicos, professores, pesquisadores e todos os interessados em conhecer a política educacional de nosso município”, afirmou Herbert Lima.

“Importante destacar que ao longo dos anos, Sobral conseguiu estabelecer uma rede de parceiros que une poder público municipal, estadual e União, e a ação de organizações do terceiro setor trabalhando em prol da Educação. Isso é fantástico porque quem está no comando da pasta educacional conta efetivamente com esta parceria. Conhecer de perto o que tem transformado a Gestão da Educação em Sobral, levando a mesma a atingir a excelência nacional em menos de 20 anos, é inspirador e nos motiva trazer ideias para a educação de Cururupu, dentro de nossas possibilidades, essa inclusive é uma determinação do prefeito Aldo Lopes, o qual não tem medido esforços para garantir que a educação do nosso município avance” disse João Carlos Braga, Secretário Municipal de Educação de Cururupu.

“Foram momentos inspiradores, principalmente pela constatação do êxito transformador que o município de Sobral atingiu. Antes de colher os frutos, a educação sobralense enfrentava um gigantesco problema estrutural na educação pública. Altas taxas de abandono escolar, grande distorção idade-série dos alunos e baixa oferta de professores habilitados. Hoje, superou esses problemas e se tornou referência de educação pública de qualidade,” destacou Terezinha Braga, Coordenadora Pedagógica Geral de Educação de Cururupu.

“Importante compreender que Sobral, adotou um vigoroso sistema de monitoramento, tanto dos alunos como dos professores, além de um outro sistema de remuneração por meritocracia. A partir de então, uma série de ações construíram as bases educacionais elevando Sobral para a condição de referência e modelo educacional no país. Percebi que o município colhe os frutos do choque de gestão para educação implementado no passado, sendo considerada umas das 5 melhores cidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), recentemente, Sobral conquistou o 1º lugar no IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, ferramenta que mensura a qualidade de todo o ecossistema da educação básica nos municípios e estados brasileiros. O município desenvolve programas e projetos internos que tem contribuído para o sucesso educacional. Se Sobral, conseguiu mudar a desfavorável realidade educacional vivida até 1997, qualquer município com compromisso e muito trabalho também poderá.” esse foi o entendimento do Profº Weden Vaz, assessor de Programas e Projetos da SEMED Cururupu.

GALERIA 

Assessoria de Comunicação