Prefeitura de Cururupu realiza caminhada alusiva ao “Setembro Amarelo” para consciencializar a população

Prefeitura de Cururupu realiza caminhada alusiva ao “Setembro Amarelo” para consciencializar a população

Na manhã desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou mais uma ação em alusão ao Setembro Amarelo.

A caminhada iniciou-se logo cedo no cais da cidade, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade e, terminou na Praça da Família, no bairro de Areia Branca, uma das regiões mais populosa do município.

O Prefeito Aldo Lopes, acompanhado da primeira-dama, Regiane Lopes, marcaram presença durante todo o evento. Assim como o Vice-Prefeito, Gustavo Pestana, profissionais da Saúde e toda a equipe de governo. O poeta cururupuense Mateus Borges também participou dessa importante ação pela vida.

A proposta visa combater os altos índices de suicídios no Brasil e no mundo, bem como conscientizar a população da importância de debater o tema e buscar ajuda quando necessário. Segundo dados, são cerca de 12 mil casos por ano no país e 1 milhão de mortes por suicídio anualmente em todo o mundo.

A Secretária Municipal de Saúde, Luciana Setúbal, destacou a importância da campanha em Cururupu. “A campanha tem como objetivo informar e conscientizar toda a população cururupuense sobre a importância de se falar do tema, do cuidado com a saúde mental e, principalmente, combater o preconceito que ainda existe sobre o assunto”, disse a Secretária.

O Prefeito Aldo Lopes, que acompanhou toda a caminhada, destacou a importância da ação. “O suicídio é sem dúvida alguma um fenômeno mundial que causa grande preocupação à saúde pública. O tema que já foi grande tabu, atualmente vem sendo cada vez mais debatido, em aqui em Cururupu não seria diferente, afinal, temos que cuidar das saúde das pessoas como um todo, ações omo essa busca entre outras coisas diminuir o estigma em torno do suicídio e dos transtornos mentais e disseminar informações sobre prevenção e saúde mental”, enfatizou o Prefeito.

Gustavo Pestana, Vice-Prefeito de Cururupu, ao lado do Prefeito Aldo Lopes, também destacou o papel fundamental da Campanha do Setembro Amarelo realizada pelo município. ” A gestão tem uma preocupação constante com a saúde da nossa população. Esta é uma campanha que salva vidas, e precisamos conscientizar o máximo de pessoas na tentativa de evitar que ocorram tragédias irreparáveis. Está comprovado que suicidas em potencial demonstram, na maioria das vezes, sinais de que estão na iminência de atentar contra si mesmos. Assim vemos a importância e a necessidade de ações como a Campanha Setembro Amarelo”, disse Gustavo Pestana.

A Origem da Campanha

O movimento de conscientização contra suicídio começou nos Estados Unidos em 1994 quando o jovem Mike Emme tirou a própria vida aos 17 anos de idade. Conhecido pela personalidade carinhosa e habilidade mecânica, Mike possuía um clássico Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.

As pessoas próximas do jovem não perceberam os sinais de que ele pretendia tirar a própria vida. No funeral seus amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Rapidamente, a ação ganhou proporção, expandiu-se pelo país e ganhou o mundo.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial de Conscientização e Prevenção do Combate ao Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha.

Apenas em 2015 a campanha ganhou força no Brasil com a instituição do “Setembro Amarelo” em uma ação conjunta do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O movimento ganhou a adesão de escolas, universidades, entidades do setor público e privado e da população de forma geral. Peça ajuda!
Ligue 188.

Galeria de fotos 

Assessoria de Comunicação