Cururupu oficializa junto ao Governo do Estado a instalação de um pólo universitário no município

Cururupu oficializa junto ao Governo do Estado a instalação de um pólo universitário no município

Nesta quarta-feira (27), a Secretária de Administração, Planejamento e Finanças, Genilde Matos Maia e o Assessor Técnico de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, professor Weden Vaz, representando o prefeito Aldo Lopes, estiveram reunidos com o vice-governador do Estado Carlos Brandão em seu gabinete na capital São Luís, na oportunidade, oficializaram o Estado para a instalação de um pólo universitário estadual no município de Cururupu.

O pólo será por meio do Programa Ensinar, cujo objetivo é formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

O Programa Ensinar – Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão foi aprovado pelo CEPE/UEMA em 6 de outubro de 2016 e pelo CONSUN em 7 de outubro de 2016 e está presente em 28 pólos, ofertando os cursos de Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Sociais Licenciatura; Física Licenciatura; Geografia Licenciatura; História Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; Matemática Licenciatura; Pedagogia Licenciatura e Química Licenciatura.

Com a implantação do pólo em Cururupu, por meio da parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, o município visa fortalecer a política de formação docente para a educação básica, atendendo as diretrizes do Plano Municipal de Educação, bem como atendendo as demandas para a formação docente na educação básica e, contribuindo para a mudança dos indicadores sociais e educacionais do município por meio da educação, além de oportunizar aos futuros discentes uma formação de qualidade.

O prefeito Aldo Lopes destacou a importância e a necessidade da instalação do pólo no município. “Como sabemos, Cururupu é pólo regional de outras importantes cidades, onde centenas de jovens, adultos e professores precisam buscar mais conhecimento, não há dúvida que a implantação do pólo universitário além de fortalecer nossa política educacional, será um passo importante para alunos e professores, a educação básica é a base do desenvolvimento intelectual de nossas crianças, por isso mesmo é fundamental essa parceria”, disse o prefeito.

O prefeito destacou ainda que, ao fomentar o ensino superior no município, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, está cumprindo as metas do Plano Municipal de Educação, conforme a Lei 388/2015.

Para o Assessor Técnico de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, professor Weden Vaz, a instalação de um pólo universitário no município, vai trazer muitas oportunidades e desenvolvimento para alunos e professores, e por conseguinte, melhorar os indicadores educacionais do município. “Foi uma reunião muito importante, oficializamos formalmente o Estado para essa parceria, vamos disponibilizar todas as condições necessárias e possíveis para que isso venha acontecer, não há dúvida que todos ganham, afinal, a educação, sobretudo a educação básica, é o pilar basilar do desenvolvimento de nossos alunos”, frisou Weden.

A Secretária de Administração, Planejamento e Finanças, Genilde Matos Maia, disse está muito animada com a possibilidade real de finalmente ser instalado um pólo universitário estadual em Cururupu. ” Não há dúvida que estamos falando de um sonho, sonho esse que finalmente já foi dado o primeiro passo na data de hoje para que se torne realidade, o vice-governador foi muito atencioso com nossas demandas e, não há dúvida que muito em breve daremos essa grande e, importante notícias aos nossos alunos e professores”, enfatizou a Secretária.

 

 

Assessoria de Comunicação