Prefeitura de Cururupu emite nota de repúdio e de esclarecimento sobre caso de paciente transferido

Prefeitura de Cururupu emite nota de repúdio e de esclarecimento sobre caso de paciente transferido

A Prefeitura Municipal de Cururupu, por meio de sua Assessoria de Imprensa, faz importantes esclarecimentos à sociedade local e repudia veemente os ataques que vem sofrendo nos últimos dias em decorrência da transferência de um paciente que se encontrava internado no município. Os esclarecimentos e o repúdio se faz necessário para que a sociedade tome conhecimento do que de fato aconteceu, e que todas as providências as quais estavam ao alcance do município e dos profissionais da saúde responsáveis pelo caso foram tomada de forma exemplar.

Diante da repercussão, e das informações disseminadas nas redes sociais e até mesmo em veículo de comunicação, as quais não revelam em nenhum momento a verdade dos fatos, o município vem a público manifestar seu completo desagrado e repúdio com a forma irresponsável que o caso foi noticiado e explorado por indivíduos que não tem nenhum compromisso com a verdade, expondo um paciente em estado grave de COVID. Um desrespeito ao paciente, seus familiares e aos profissionais da Saúde, tudo isso com um único objeitvo, promoção pessoal e política.

Leia a nota na íntegra

Antes de tudo, a atual gestão do Município de Cururupu-Ma e a Secretaria Municipal de Saúde, se solidariza com os familiares do Sr. Nilmar Ribeiro, que continua acometido do COVID-19 e se põe à disposição da família e da população para prestar os devidos esclarecimentos.

———————————————————————————————————-

Prezados familiares, comunidade Cururupuense, profissionais da imprensa local e agentes públicos relacionados ao caso.

A Secretaria Municipal de Saúde e a coordenação do SPA, tem sofrido ataques por meio da Associação de Povos negros, Quilombolas, de Axé e LGBT, impulsionados pelas mídias sociais, sendo cobradas a respeito do caso do Sr. Nilmar Ribeiro, acometido de Covid-19.

Assim, o Município de Cururupu e a Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta nota REPUDIAR TODOS OS ATAQUES SOFRIDOS NO ULTIMO DIA 03/ 03/2021 e destaca que é valido e oportuno o esclarecimento acerca dos fatos.

Cumpre salientar, que a atual gestão tem buscado de todos os meios para sanar as deficiências e problemáticas enfrentadas pelo Município, o que não seria diferente na área da Saúde, visto o momento em que nos encontramos, mundialmente resistindo a pandemia do COVID-19.

Primeiro, resta demonstrado, a efetiva atuação da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu na atualização da regulação do paciente e ato contínuo a solicitação da ambulância para que fosse feita a transferência do mesmo.

Existem 3 (três) ambulâncias no município deixadas pela ex gestão e no ato deste recebimento pela gestão atual, somente uma funcionava. Então, na ocasião em questão, a única ambulância do município estava em transferência para São Luís com outro paciente.

Segundo, diante da necessidade, bem como da precariedade como já mencionada, deixada pela ex gestão, foi disponibilizada a van do TFD para realizar a transferência do paciente para o Hospital Macro Regional de Pinheiro, nesse momento, um grupo de pessoas ligadas a ele utilizaram-se de amizades e influencias para solicitarem uma ambulância a um outro município, além do mais a espera pela ambulância arranjada poderia ser fatal, visto que levou mais ou menos 1:30h (uma hora e meia) para chegar, não levando em conta que a agilidade é algo imprescindível nesses momentos.

Diante de todo exposto, é nítido a atitude dos profissionais envolvidos em prezar pela vida do paciente levando em consideração a atual situação do Município.

Já em relação às informações que veiculam, essas atitudes evidenciam a falta de imparcialidade e de responsabilidade que tiveram, tendo apenas a previsível intenção e necessidade de atacar e incitar na população, por meio das redes sociais, a ancoragem e afixação da imagem e sentimento da culpa sobre a atual gestão que, inclusive, está somente há dois meses à frente deste munícipio.

Por fim, este Município se põe à disposição para prestar os devidos esclarecimentos a população, pois trabalhamos com seriedade e priorizamos a saúde, a vida e a dignidade das pessoas.

Na expectativa da suspensão dos ataques e da responsabilização daqueles que divulgaram informações falsas sobre o caso, o Município de Cururupu aguarda e segue na luta por uma sociedade onde a imprensa e o jornalismo não sejam mais utilizados por pessoas que possuem motivos políticos para veicular informações parciais e falsas (Fake News) com o único objetivo de ferir a imagem e a reputação daqueles que fazem parte  da gestão atual do municipal de Cururupu-Ma.

Cururupu-Ma, 06 de março de 2021. Assessoria de Imprensa do Município.

Assessoria de Comunicação