Prefeitura de Cururupu apoia importante reunião da comunidade quilombola no município

Na manhã deste sábado (20), Cururupu foi palco de uma importante reunião da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUC-MA), e contou com presenças massivas das comunidades dos Município de Serrano do Maranhão e Apicum-Açu. O evento teve o apoio total da Prefeitura Municipal do Município, e aconteceu nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cururupu.

Entre os diversos temas tratado na reunião, a pauta tratou também sobre a regularização documental das comunidades quilombolas e apresentação de projetos que irão beneficiar essas comunidades.

Outro tema debatido na reunião foi a filiação de outras comunidades que ainda não fazem parte da Associação. O encontro contou com a presença da presidenta da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUC-MA), senhora Maria Nice Machado, a qual proferiu uma palestra onde orientou os presentes, informando sobre as dificuldades dos povos quilombolas em enfrentar e dinamizar esses entidades, e seus direitos enquanto cidadãos.

O evento contou ainda com a participação de Geovana Machado, diretora do Conselho Nacional das Populações Extrativistas do Maranhao (CNS-MA), em sua fala, tratou sobre o trabalho dentro das comunidades da região em defesa das áreas florestais e ribeirinhas.

A reunião teve o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Cururupu, que mais uma vez se fez presente nos importantes eventos realizados no Município, o apoio da Prefeito aconteceu através da Secretaria Municipal de Assistência Social. O coordenador da igualdade racial, José Maria Mafra, participou da reunião representando o executivo Municipal no encontro, além das autoridades de Cururupu, a reunião contou com a presença da vice-prefeita de Serrano Maranhão, Roseni Santos Monteiro.