Cururupu participa do “Fórum de Gestores de Cultura” em Bacuri

Cururupu se fez presente em um importante evento que aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro na vizinha cidade de Bacuri. O Secretário Municipal de Cultura do Município, Delvandro Santos Diniz se fez ativamente presente no evento representando o Município de Cururupu. Inicialmente o evento estava previsto para acontecer no Município de Apicum-Açu, mais em razão dos altos índices de casos ativos da Covid-19, o evento foi transferido para a cidade de Bacuri.

O Fórum de Gestores de Cultura é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debate, visando construir alternativas para o desenvolvimento social e cultural nos municípios através das políticas culturais, com a participação ativa da sociedade civil.

Essa não é a primeira vez que a atual gestão se faz presente em importantes eventos da Cultura no Estado, em janeiro deste ano o Secretário Delvandro Santos Diniz esteve presente no primeiro Encontro de Gestores de Cultura do Litoral Ocidental Maranhense, o evento aconteceu na capital São Luís e contou com a presença do Secretario de Estado da Cultura Anderson Lindoso.

Na capital, o Secretário teve um encontro com a Diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), Aline Nascimento, na pauta, o atual Farol da Educação de Cururupu, que passará a ser “Foral do Saber”. “Aproveitamos para reforçar o pedido de reforma do Farol da Educação, para nossa felicidade, a reforma já se encontra em plena execução”, destacou o Secretário Delvandro Santos Diniz.

Fórum de Gestores de Cultura

Em Bacuri, representantes de todos os Municípios que compõe a região do Litoral Ocidental do Estado se fizeram presentes, na oportunidade foram eleitos os Coordenadores Gerais e Secretários do Fórum. Entre os temas discutidos, os Secretários trataram de Gestão Pública para a Cultura no sentido coletivo, contemplando toda a região. Além dos Secretários Municipais de Cultura da região, estiveram presentes José Maria Marques, assessor técnico, Ronilsom, Secretário de Miranda do Norte e a Presidente do Conselho Estadual de Cultura Aline Dutra.

No evento Cururupu reforçou que é preciso fortalecer a cultura popular do Litoral Ocidental, haja vista que a carência de políticas públicas para a região ainda é muito grande no que se refere a cultura. “Temos que valorizar a nossa arte, fazedores de cultura, cantores, atores, o nosso sotaque costa de mão etc”, destacou o Secretário Delvandro Santos Diniz.

No evento ficou defino que Cururupu sediará o Fórum de Gestores de Cultura, o qual será realizado no dia 27 de junho deste ano. “Na certeza de que juntos somos fortes, na necessidade de promovermos a Cultura, em especial para os jovens, buscaremos a promoção da Cultura popular de Cururupu e da região”, finalizou o Secretário.