Cururupu participa do “Fórum de Gestores de Cultura” em Bacuri

Cururupu participa do “Fórum de Gestores de Cultura” em Bacuri

Cururupu se fez presente em um importante evento que aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro na vizinha cidade de Bacuri. O Secretário Municipal de Cultura do Município, Delvandro Santos Diniz se fez ativamente presente no evento representando o Município de Cururupu. Inicialmente o evento estava previsto para acontecer no Município de Apicum-Açu, mais em razão dos altos índices de casos ativos da Covid-19, o evento foi transferido para a cidade de Bacuri.

O Fórum de Gestores de Cultura é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debate, visando construir alternativas para o desenvolvimento social e cultural nos municípios através das políticas culturais, com a participação ativa da sociedade civil.

Essa não é a primeira vez que a atual gestão se faz presente em importantes eventos da Cultura no Estado, em janeiro deste ano o Secretário Delvandro Santos Diniz esteve presente no primeiro Encontro de Gestores de Cultura do Litoral Ocidental Maranhense, o evento aconteceu na capital São Luís e contou com a presença do Secretario de Estado da Cultura Anderson Lindoso.

Na capital, o Secretário teve um encontro com a Diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), Aline Nascimento, na pauta, o atual Farol da Educação de Cururupu, que passará a ser “Foral do Saber”. “Aproveitamos para reforçar o pedido de reforma do Farol da Educação, para nossa felicidade, a reforma já se encontra em plena execução”, destacou o Secretário Delvandro Santos Diniz.

Fórum de Gestores de Cultura

Em Bacuri, representantes de todos os Municípios que compõe a região do Litoral Ocidental do Estado se fizeram presentes, na oportunidade foram eleitos os Coordenadores Gerais e Secretários do Fórum. Entre os temas discutidos, os Secretários trataram de Gestão Pública para a Cultura no sentido coletivo, contemplando toda a região. Além dos Secretários Municipais de Cultura da região, estiveram presentes José Maria Marques, assessor técnico, Ronilsom, Secretário de Miranda do Norte e a Presidente do Conselho Estadual de Cultura Aline Dutra.

No evento Cururupu reforçou que é preciso fortalecer a cultura popular do Litoral Ocidental, haja vista que a carência de políticas públicas para a região ainda é muito grande no que se refere a cultura. “Temos que valorizar a nossa arte, fazedores de cultura, cantores, atores, o nosso sotaque costa de mão etc”, destacou o Secretário Delvandro Santos Diniz.

No evento ficou defino que Cururupu sediará o Fórum de Gestores de Cultura, o qual será realizado no dia 27 de junho deste ano. “Na certeza de que juntos somos fortes, na necessidade de promovermos a Cultura, em especial para os jovens, buscaremos a promoção da Cultura popular de Cururupu e da região”, finalizou o Secretário.

Assessoria de Comunicação